segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O Radioamadorismo a serviço de todos.

Olá caríssimo visitante. Seja bem-vindo!
Este é o blog do CRAI - Clube de Radioamadores de Itajaí.

O radioamadorismo, ou Serviço de Amador é um hobby científico praticado em quase todos os países do mundo. Para ser um radioamador, o interessado deve ser habilitado por licença concedida pela ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações.

Existem no mundo muitos tipos de radioamadores. Independentemente do tipo de estação que opera, ele deve seguir uma legislação nacional e internacional. De qualquer modo, e sendo um hobby da comunicação, o radioamadorismo requer conhecimento em diversos ramos científicos, tais como: a eletricidade, radiofrequencia, a eletrônica, a mecânica, a matemática,  a física, a meteorologia, da astronomia, além de conhecimentos de geografia, dentre outros.

Por isso, e por outras particularidades, o radioamadorismo foi responsável pelo avanço de muitas
tecnologias mundo afora. Os radioamadores desenvolveram a base da radiocomunicação desde seu início. Se não fossem as técnicas desenvolvidas por eles a internet, por exemplo, não existiria, ou demoraria muito mais para ser desenvolvida. Outros avanços que ocorreram graças ao radioamadorismo foram na área da telefonia celular, do radar, no sistema de transmissão de dados via microondas e até mesmo pelos fornos de microondas.

Além disso, o radioamador presta serviços inestimáveis à sociedade, quando ela mais precisa. Um exemplo dessa atuação, são os momentos de desastres. Em muitas situações de tragédia, o rádio amador é o único meio de comunicação entre a região atingida e o sistema de socorro e segurança. Por inúmeras vezes, rádio amadores se deslocaram de suas residências, até o locais mais distantes para fixar ali sua estação e utilizá-la como ponte de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário